A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO A DENGUE NAS EMPRESAS

O Ministério da Saúde inclui a dengue na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT). Ela pode ser considerada uma patologia associada ao trabalho se durante as atividades de trabalho a pessoa tiver sido exposta ao mosquito Aedes aegypti, o agente transmissor da dengue.

É difícil saber se a transmissão aconteceu no trabalho ou fora dele. Sendo assim, a caracterização de doença ocupacional por parte do profissional médico será muito difícil. Mas tendo sido contraída no trabalho ou não, a dengue pode levar ao afastamento das funções – assim como acontece com doenças como Covid-19, viroses e até gripe.

O afastamento pela doença pode ir de três a dez dias, a depender da intensidade dos sintomas. O atestado no caso de dengue está sempre atrelado aos sintomas relatados e à evolução do quadro clínico da pessoa. Em casos mais graves, o médico examinador poderá determinar um afastamento superior a dez dias.

Portanto, a ocorrência de casos de dengue na população de uma empresa pode ocasionar a ela muitos prejuízos. Absenteísmo, redução da capacidade de produção, descumprimento de prazos de entrega de mercadorias são algumas das consequências indesejadas. Além de ser responsabilidade da empresa o combate ao foco do agente transmissor em seus limites.

Como proteger a sua empresa contra a dengue?

A contaminação da dengue pode ser evita ou diminuída na sua empresa com a adoção de ações preventivas no âmbito da gestão de segurança e e saúde do trabalho. Alinhe com sua consultoria, assessoria ou responsáveis do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) interno um plano de gerenciamento deste risco, envolvendo a participação dos trabalhadores.

Aqui vão 5 dicas de ações preventivas a dengue, visando minimizar os riscos de infestação e proteger a saúde de seus colaboradores.

  1. Implemente um Plano de Contingência

Primeira ação é definir uma estratégia das medidas de controle através de um Pano de Contingência. Este documento pode ser simples, contendo o objetivo, meta, responsabilidades e as ações preventivas que serão adotadas no controle e monitoramento da saúde dos trabalhadores. O controle epidemiológico dos afastamentos são importantes indicadores a serem observados no plano.

2. Promova campanhas de conscientização internamente

Organizar campanhas de conscientização dentro do local de trabalho, fornecendo informações sobre os sintomas da dengue, métodos de prevenção, como eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, e a importância de procurar atendimento médico ao apresentar sintomas suspeitos.

Também, é muito importante reforçar que a prevenção da dengue é uma ação totalmente humana. Acabar com os focos de reprodução do mosquito depende do compromisso de cada indivíduo em prol da sua família, vizinhança e comunidade. 

Outra forma de alertar sobre os casos de dengue é fazendo a disponibilização de folhetos, cartazes e outros materiais educativos sobre a doença nos locais de trabalho. Dessa forma, os colaboradores são abastecidos de informação sobre o assunto e podem compartilhar com pessoas próximas ao seu convívio.

3. Crie um planejamento de inspeções periódicas

Garantir a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti no ambiente de trabalho com realização de inspeções regulares em todos os ambientes da empresa, identificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito.

Manter a manutenção preventiva em calhas, caixas d’água, ralos e outros locais propensos ao acúmulo de água é essencial. O recolhimento regular de lixo e a manutenção de lixeiras tampadas também são medidas essenciais.

Pra isso crie uma comissão responsável ou delegue a CIPA, se existente na empresa, a realizar inspeções rotineiras direcionadas a identificação de focos criadores para a pronta eliminação. Esta medida garante mais segurança na prevenção de dengue nos limites da empresa.

4. Faça parcerias com órgãos de saúde municipal

Alinhe parcerias com órgãos de saúde municipal para promover ações conjuntas de prevenção e controle dos casos de dengue. Campanhas de vacinação, monitoramento de casos e atividades de educação em saúde são alguns exemplos.

Esta é uma das ações proativas que as empresas que evidenciam sua contribuição para a prevenção e conscientização da dengue, ajudando a proteger seus funcionários e comunidade contra a dengue.

5. Incentive a participação dos trabalhadores em ações comunitárias

Incentive os funcionários a participarem de atividades de combate à dengue em suas comunidades locais, como, por exemplo, mutirões de limpeza, campanhas de descarte adequado de resíduos e outras iniciativas de conscientização. 

Quanto maior o alcance das ações preventivas, melhores serão os resultados no controle a doença na localidade em que a empresa está inserida. É uma via de mão dupla: a empresa promove conscientização e força de combate comunitária e recebe a maior probabilidade de manutenção da saúde de seu grupo de trabalhadores e, por consequência, da sua capacidade produtiva.

Seguindo essas dicas simples, é possível fortalecer o combate a dengue e preservar a saúde e bem-estar não só dos funcionários mas também da população ao entorno.

JAIRO DANIEL SANTOS – Téc. Segurança do Trabalho – Especialista e gestão de SST
Rolar para cima