A segurança do trabalho não está sendo eficaz na sua empresa? Não está te trazendo retorno?
Talvez esteja faltando a participação dos colaboradores. A segurança do trabalho só é eficiente com a participação de todos os envolvidos.
Uma cultura organizacional de segurança vai muito além dos dispositivos de proteção para o trabalhador, programas de treinamentos ou capacitações determinadas por Normas Regulamentadoras.
É preciso promover a cultura de segurança na empresa, de modo que todos participem e se envolvam com a causa.
Então é essencial que a empresa desenvolva ações que despertem o interesse e interação dos trabalhadores na segurança do trabalho, através da sua participação ativa e continua. Assim os resultados vêm.
E como fazer? Implemente DDS – Dialogo Diário de Segurança ou DSS – Dialogo Semanal de segurança, inspeção de segurança, palestras de segurança e saúde, participação dos colaboradores nas análises de acidentes, procedimentos de consulta, através de livro de sugestão de melhorias, entre outras ações.
Os colaboradores., estando engajados com as ações de prevenção na empresa, é um grande passo pra eficácia da cultura de segurança.
Uma cultura organizacional de segurança vai muito além dos dispositivos de proteção para o trabalhador, programas de treinamentos ou capacitações determinados por Normas Regulamentadoras.
A política de segurança, quando implantada por uma empresa, é a soma das mentalidades, posturas e comportamentos do grupo de trabalhadores em relação a segurança no ambiente de trabalho.
Uma cultura de segurança positiva é indispensável para o sucesso de qualquer programa de saúde e segurança do trabalhador.