Você, com certeza, já ouviu o famoso ditado “a primeira impressão é a que fica”, não é?
E quando se trata de falta de organização, limpeza e até sinalização de segurança dos ambientes internos de uma empresa, essa impressão a primeira vista pode gerar duas conclusões a clientes e visitantes:
1) Ausência de preocupação com a segurança do trabalhadores.
2) Qualidade duvidosa do serviço/produto.
Por isso, a importância de garantir um ambiente operacional sempre limpo, com iluminação e organização adequada nos postos de trabalho, advertência visual aos perigos e riscos existentes e sinalização das áreas de circulação.
Além de proporcionar maior segurança e proteção aos funcionários e usuários do local, podem sim, ser fator decisivo para fechamento de um contrato de serviço, para venda do seu produto.
Você sabe o porquê?
Porque a preocupação da empresa com a limpeza, organização e segurança no seu ambiente produtivo além de diminuir a probabilidade de acidentes, gera ainda o sentimento de CREDIBILIDADE e CONFIANÇA junto ao cliente, potencializando sua decisão de compra.
Quem disse que segurança do trabalho não é dinheiro?
Então, tenha uma visão mais crítica dos ambientes de trabalho da sua empresa.
Deixe mais iluminado, mais limpo, organize o layout, demarque o piso dos postos de trabalho e das áreas de circulação, instale placas de sinalização informando dos riscos e uso obrigatório dos EPIs, promova a conscientização contínua dos trabalhadores à manutenção da ordem e limpeza.
Certamente, essas melhorias promovidas dentro da cultura organizacional da empresa irão aumentar o poder de competitividade comercial do seu negócio.
E a Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho é determinante pra que sua empresa evolua neste sentido.